terça-feira, 13 de julho de 2010

Cofap

Quer mais um salsichinha famoso? Que tal o cebolinha, astro das propagandas da Cofap dos anos 90?!



















Fonte: Portal da Propaganda
14/06/2006 11:59

Cachorrinho da Cofap

Provavelmente, se você perguntar a algum brasileiro sobre uma raça de cachorros chamada Teckel ou Dachshund, pouquíssimas pessoas saberão de qual se trata. Entretanto, se a referência for o cachorrinho Cofap, a maioria logo se lembrará do cão compridinho e de pernas curtas que, a partir de 1989, passou a desfilar serelepe pela publicidade da marca de amortecedores, fazendo qualquer coisa para garantir a segurança de seus donos.

A idéia de usar o cachorro como garoto-propaganda da marca foi do presidente da Cofap na época, Roberto Kasinsky; executada pelo trio Washington Olivetto, Gabriel Zellmeister e Ruy Lindenberg; e filmada por Julio Xavier.

A primeira fase da campanha, mais racional, aproveitava a semelhança entre o formato dos amortecedores e o do animalzinho. Entretanto, o cachorrinho Cofap caiu mesmo no gosto popular quando as mensagens adotaram um ar mais emocional, e o protagonista pôde ser visto, por exemplo, disfarçado de cego, pedindo esmola na rua para levantar uma grana para trocar os amortecedores do carro da família.

Apesar do sucesso da campanha, a transformação da indústria de autopeças fez com que a Magneti Marelli, controladora da Cofap a partir de 1997, descontinuasse o esforço de comunicação, retomado alguns anos depois, entretanto sem a mesma freqüência da carga inicial. Atualmente, o cachorrinho Cofap anda meio desaparecido, embora continue sendo usado pela marca, inclusive no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário