Treinamento

"Trate seu cachorro como gente  e
seu cachorro te tratará como cachorro!"

Dicas de treinamento – usando um pouco de “psicologia canina”

Ouvimos muitas tácnicas para treinar cães – como ensiná-los a fazer suas necessidades em locais adequados, vir quando chamado, etc... porém, se seu Dachshund não o respeitar como chefe e sentir que ele pode ser aquele que manda na família, ele não irá obedecer ao dono - e nenhuma dessas técnicas terá efeito! Tenha em mente que muito do que ouvimos sobre como treinar um cachorro são como “sementes” que, se plantadas em solo fertil, darao frutos - ou seja, elas funcionam quando o cachorro respeita e obedece seu dono!!

Isto é especialmente importante para donos de dachshunds: por serem caes inteligentes, sua inteligencia pode gradualmente se transformar em personalidade forte, depois teimosia, até chegar ao ponto onde um Dachshund que nao foi bem treinado pode querer se  tornar o chefe da casa e se tornar vingativo quando contrariado. Se você permitir que seu pequeno cãozinho se sinta como o lider da familia, ele fará de tudo para manter o "seu bando" sob o seu controle.

Cães que desenvolvem ansiedade quando separados de seus donos, em geral, são cães que se vêem como o chefe de um bando onde os liderados estão o abandonando. Somente o líder pode sair. Se você não for o lider e sair, seu cãozinho ficará desconsertado. Então, lembre-se: este pequeno cachorro deve entender quem é o chefe da familia: você (e os outros integrantes), não ele. E, como chefe, você deve agir como tal. Agir como chefe da familia deve ser o seu objetivo número 1 quando treinar seu Dachshund.

Mas vamos entender um pouco a história dos cães, para entender o por que deste comportamento:

O Macho Alfa

Durante milhares de anos, cães viveram em bandos, onde o líder do bando tinha a responsabilidade de liderar o grupo em caçadas e mantê-los seguros contra os perigos da vida selvagem. O cão lider – ou macho alfa – demonstrava um comportamento confidente e firme ao direcionar o bando; mantia a disciplina, e recompensava somente comportamentos desejados.

O instinto de um cachorro diz que, sem um lider que demonstra estas caracteristicas, o bando estará em perigo, e o cão nao ira sobreviver. Seu instinto lhe dirá para assumir a lideranca para tentar salvar o bando. Ou seja, se voce nao for um líder confidente, firme e disciplinado, seu cãozinho ira assumir o fardo da liderança, temendo pela sobrevivência da sua familia...

Voce sabia?

Cães demonstram afeição ao lamber outro cão ou pessoas. Este comportamento vem da vida selvagem, quando os cães mais velhos eram recepcionados pelos cães mais novos com lambidas, quando esses chegavam das caçadas



Mas como ser um bom Dono-Alfa? Comece sendo um lider que guia a matilha nas caminhadas

Seu cachorro deve caminhar com você, não você com ele.

Cães tem instintos migratórios: andar para outros territórios significa a sobrevivencia do bando. E os instintos do seu cão dizem que o lider deve guiar o bando na busca por alimento, e se sente seguro quando o lider cumpre seu papel.

Assim, seu Dachshund será um cachorro de temperamento mais calmo se você for um lider que diligentemente leva o seu bando em busca de comida. Seu instinto lhe dirá que ele esta seguro. Por isso a importancia de um passeio diário, onde voce anda na frente – onde voce é o lider. Seu cão deve andar sempre ao seu lado ou atras de você, nunca na sua frente puxando a coleira. Deixá-lo andar na sua frente é permitir que ele veja como o lider guiando o bando!


Seu cachorro faz tudo que esta ao seu pequeno alcance para lhe ver feliz. Você deve retribuir fazendo o que esta ao seu alcance para deixar o fazer do seu cachorro, um cachorro feliz - e fazê-lo feliz significa suprir seus instintos de sobrevivência. Lembre-se: excelentes donos sao aqueles que sao lideres gentis mas firmes, amorosos mas disciplinados. Nem sempre é fácil, pois muitas vezes temos nossos cães para suprir nossas deficiências afetivas, e os mimamos para nos sentir bem... mas lembre-se mimar o seu cachorro e tratá-lo como um bebê é desrespeitar o seu íntimo. Novamente, pense se fosse ao contrário: se seu cachorro o levasse para morar com ele, você gostaria de ser tratado como cachorro ou como humano...??


****


Cesar Millan, especialista em comportamento canino

Em "O encantador de cães, Cesar Milan" - especialista em comportamento canino e apresentador do programa Dog Whisperer, do National Geografic Channel - o ajudará a compreender a psicologia canina, para que você possa ter uma relação mais rica e recompensadora com o seu cão, fortalecendo os laços entre vocês e eliminando definitivamente os problemas de comportamento dele. Com este livro, você aprenderá:


- por que os instintos naturais do cachorro são a chave para um relacionamento feliz com ele;- que talvez você não esteja dando ao seu cão aquilo de que ele realmente precisa;
- como se relacionar com seu animal de modo "canino";
- que não existem "raças-problemas", e sim "donos-problemas";
- por que todos os cães necessitam de uma função;
- como escolher um cachorro que seja adequado para você e para a sua família;
- as diferenças entre disciplina e punição;

O encantador de cães o ajudará a estabelecer a conexão que você sempre sonhou em ter com seu companheiro de quatro patas - com este que é, sem dúvida, o melhor amigo do homem.  

Abaixo, links para um episódio da série "o encantador de cães"
Parte 1.


Parte 2.


Parte 3.




Gostou? Concorda? Discorda? Escreva seu comentario e ajude-nos a melhorar o conteudo!
Obrigado! :)