Dachshunds

Saiba mais sobre a raca

Dachshund: de caçadores de texugos a caçadores de bolinhas


O nome da raça vem do alemão, e significa "cão texugo" (para quem nao conhece, olha o texugo ali do lado) - o nome vem do fato dos Dachshunds terem sido desenvolvidos para caçar esses bichinhos. Suas pernas, curtas e fortes, eram adequadas para entrar em espaços apertados e desentocar suas presas, assim como sua mandíbula comprida e atitude corajosa eram essenciais para procurar suas presas nos túneis que construíam embaixo da terra. Seu nariz, perto do chão, era implacável para localizar os rastros das suas presas.


Temperamento dos Dachshunds


Dachshunds, por natureza, são cães desconfiados estão sempre atentos ao seu território, dando o alerta e latindo a cada barulho ou movimento estranho. É importante socializar o seu dachshund desde pequeno: leve-o ao parque e deixe-o conhecer diferentes cães e pessoas; assim, ele se tornará um cão mais tranquilo frente a pessoas de fora da familia. E você evitará comportamentos inconvenientes que vão desde incontinência urinária a latido excessivo quando trouxer uma visita em sua casa.


São cães afetuosos, companheiros e leais a seus donos. Por outro lado, Dachshunds sao cães bastante espirituosos e de personalidade forte, o que pode se traduzir em um cachorro teimoso e mais dificil de treinar e educar. (Leia mais no post sobre Dicas de Treinamento)

Saude



Dachshunds se adequam bem a espacos pequenos (lembre-se que suas perninhas curtas garante o máximo aproveitamento dos seus exercicios!) mas, se nao for estimulado e exercitado adequadamente, seu Dachshund pode se tornar um cachorro gordo e preguicoso! Podem facilmente ganham peso e criar problemas de coluna - a qual já é bastante demandada em um cachorro magro dado o seu corpo comprido. Apesar de avidos saltadores, nunca ensine ou permita que seu Dachshund pule de lugares altos (como mobilias, sofás, cadeiras, etc) para evitar sobrecarga em sua espinha dorsal. Veja ao lado um Dachshund em sessão acumpuntura para dores na coluna...

Apesar de não necessitar de um jardim para se exercitar, seu Dachshund certamente apreciará uma caminhada diária para gastar suas energias e se exercitar, ajudando a manter seu peso sob controle. Embora hoje em dia suas perninhas fortes e curtas não sejam mais essenciais para caçar castores, elas ainda sao essenciais para garantir a performance dos Dachshunds quando eles saem caçando suas bolinhas!

Não deixe de visitar o resto do blog - saiba mais sobre treinamento, histórias interessantes, produtos especiais para dachshunds e mais! Leitores do blog tem 10% de desconto em suas compras na Boutique do Salsicha - utilize o código MF2549 no momento da compra.

www.boutiquedosalsicha.com.br


Gostou? Concorda? Discorda? Escreva seu comentario e ajude-nos a melhorar o conteudo!
Obrigado! :)