segunda-feira, 12 de julho de 2010

Seu cachorrinho chora muito quando voce sai de casa?

Ansiedade de se separar do dono
 
Se o seu cachorro chora quando voce sai de casa, ele pode estar com ansiedade de separacao. Lideres sao os que saem em busca de alimento, nao membros do bando. Se o seu cachorro assumiu a posicao de lider do bando, seus instintos lhe dirao que nenhum membro do seu bando pode sair sem ele; e ele ficara ansioso quando isso acontecer.

O jeito mais simples de reganhar a lideranca do bando eh fazer o cachorro sentar antes de qualquer coisa que ele goste de fazer. Faca ele sentar antes de lhe oferecer as refeicoes: de o comando, recompense o bom comportamento com uma palavra carinhosa, e sirva a refeicao. Faca com que ele sente antes de sair para um passeio, antes de ganhar um biscoito. Isto ira coloca-lo em situacao de submissao frente a voce. Se o cachorro se negar a sentar, vire de costas e o ignore, e deixe o jantar ou passeio para outra hora. Se nao sentar, nao deve ser recompensado. Ensine o seu cachorro a sentar desde cedo, para que voce tenha certeza que ele entenda o comando caso seja necessario usa-lo para demonstrar autoridade.

Nao pense que tratar um cachorro como cachorro eh menos generoso do que trata-lo como gente. O oposto eh que eh verdade: tratar o seu cachorro como gente eh cruel com o cachorro. Voce estara ignorando as necessidades do seu cachorro, os seus instintos mais fundamentais. Ele se tornara um cachorro inseguro e infeliz. Caes que sao permitidos a agir como lideres podem ser excelentes animais de estimacao; em geral, sao os mais espertos que reinvindicam ser lideres. Eles sao afetuosos com seu bando e cuidam das criancas. Tudo pode funcionar bem ateh o dia em que voce e ele discordarem sobre algo. Neste dia, ele ira agir como lider, e fara com que a vontade dele prevaleca. A situacao em geral eh pior com cachorros grandes, onde, dias depois, ficamos sabendo que atacaram seus donos e tiveram que ser sacrificados. Um cachorro tranquilo e bem comportado pode aproveitar melhor os momentos ao lado do dono, podem passar mais tempo junto com ele. Um cachorro que nao eh bem treinado e nao se comporta na frente das visitas, por exemplo, tera que ficar sozinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário